A Habitare é movida pelo cuidado como forma de justiça social e acredita que a psicanálise, especialmente o pensamento de Donald W. Winnicott, é uma ferramenta viva de transformação em contextos de vulnerabilidade.

Sobre a REDE habitare:

Nossa equipe é formada por psicólogas(os), psicanalistas e outros profissionais voluntários.

Winnicott (1956/1993) foi um dos primeiros psicanalistas a reconhecer as intensas transformações psíquicas e emocionais vividas através da gestação, destacando a importância de não reduzi-las apenas a fatores orgânicos. Para ele, uma das conquistas do amadurecimento humano é a integração psicossomática, em que a psique habita o corpo.

Outros autores também acreditam que o gestar trata-se de uma verdadeira “crise do desenvolvimento”, comparável à adolescência e à menopausa, em que ocorre a reelaboração dos papéis identificatórios (BIRBRING et al., 1961; STERN, 1997).

Nesse contexto, o Projeto Parentalidade foi idealizado como uma proposta de intervenção psicoprofilática durante o pré-natal, especialmente voltada a populações em maior vulnerabilidade. O atendimento oferece acompanhamento psicológico a fim de contribuir para a prevenção de manifestações somáticas e psíquicas, além de favorecer a construção do vínculo entre mãe e bebê, estimulando a chamada “preocupação materna primária” , essencial ao processo de parentalidade.

Acompanhe a nossa trajetória ao longo dos anos:

1999 – Conclusão do mestrado da idealizadora Tereza Marques de Oliveira e início da dedicação ao projeto que, no ano seguinte, resultaria na fundação da ONG Habitare: Centro de Atendimento, Estudo e Pesquisa em Psicanálise e Psicossomática. A escolha do nome remeteu à integração psique-soma e ao conceito de “personalização”, em que a psique “habita” o corpo.

2000 – Inauguração da ONG Habitare, com foco em pesquisas e atendimentos em psicanálise e psicossomática.

2003 – Início do desenvolvimento da tese de doutorado, a partir da experiência clínica das consultas terapêuticas oferecidas às gestantes em situação de vulnerabilidade.

2004 – Implantação do Projeto Parentalidade – Ser Mãe: Consultas Terapêuticas na Comunidade Paraisópolis, coordenado pela Habitare em parceria com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein, por meio do Programa Einstein na Comunidade Paraisópolis (PEC).

Projeto de Atenção à Gestante (PAG) – Programa complementar ao pré-natal, voltado para gestantes de baixa renda, com atendimento humanizado e fortalecimento do vínculo mãe-bebê. Reconheceu a insuficiência do pré-natal em atender às demandas psicológicas da gestante, o que levou à proposta de consultas terapêuticas conduzidas por psicólogos capacitados em intervenção precoce. Objetivo: Estimular a Preocupação Materna Primária, condição essencial para o processo de parentalidade.

Consultas terapêuticas gratuitas e psicoterapia com valor social

Desenvolvimento
profissional e pessoal

NOSSOS PILARES

Produção e divulgação
de conhecimento

NOSSA MISSÃO

Democratizar os saberes e práticas em psicanálise.

Prevenir psicopatologias que têm sua etiologia nos primeiros tempos de vida promovendo saúde mental.

Promover a formação de profissionais envolvidos com a população atendida e produzir conhecimento científico.

Fomentar a discussão junto aos setores públicos sobre a sua função

FORMAÇÃO

ESTUDOS

CUIDADO

ACOLHIMENTO

FORTALECIMENTO
DE VINCULOS

ACESSIBILIDADE

NOSSOS VALORES

RESPONSÁBILIDADE SOCIAL

ÉTICA

NOSSOS Profissionais

Débora Noronha

Daniel Kauffmann

Fernanda Paiva

Daniela Nisioteck

Maria Elismar

Tereza Marques

Cristiane Geraldo

Cláudia Perrota

COLABORADORES:

Mariana Paula

Thais Silva

Marilei Magalhães

Gabriela Speller

Cândido Fontan

Ana Stella

Janete Walter

Patrícia Machado

Patrícia Zamagni

Maria Carolina

Francine Camargo

Leticia Jóia

Marina Abreu

Anasilvia Paciullo

Juliana Machado

Paula Perrier

Silvana Sacramento

Lilian Finkelstein

Lia Pitliuk

Ricardo Hirata

Constanza Vaz

A equipe da Habitare reúne profissionais com sólida formação e uma mesma missão: cuidar da saúde emocional de mães, bebês e famílias, oferecendo escuta, acolhimento e apoio qualificado.

São profissionais formados em medicina, psicologia, psicanálise, enfermagem e educação com especializações, mestrados e doutorados em instituições de referência como USP, PUC-SP, Unifesp, Santa Casa, Mackenzie, UFU, UFBA e Instituto Sedes Sapientiae.

Muitos também atuam como docentes, supervisores clínicos e pesquisadores nas áreas de perinatalidade, psicopatologia do bebê, vínculos familiares e desenvolvimento emocional.

Além da formação acadêmica, a equipe contempla uma ampla experiência clínica e social, atuando em consultórios, universidades, hospitais e projetos comunitários. Essa diversidade de trajetórias enriquece o trabalho da Habitare e reflete nosso compromisso com um cuidado ético, sensível e baseado em conhecimento.

FUNDADORES:

PRESIDENTE:

Psicóloga e psicanalista, é doutora em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP). Possui especialização em Psicopatologia do Bebê pela Universidade Paris XIII em parceria com a USP. É membro do Departamento de Psicanálise com Crianças do EPW-SP e do Coletivo de Psicanalistas de Consultas Terapêuticas do Instituto Sedes Sapientiae. Atua como professora nos cursos Olhar Psicanalítico e Continência na Prática Profissional: Observação Pais-Bebê, também no Instituto Sedes Sapientiae. É supervisora clínica e fundadora da Clínica Social Habitare. Integra a RIEPPI – Rede Internacional de Estudos em Psicanálise e Psicopatologia do Infans. Realiza atendimentos clínicos e supervisões em consultório particular, na modalidade on-line.

Tereza Marques de Oliveira